sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pilates para quem não gosta de academia


A qualidade de vida vem diminuindo cada vez mais no século XXI, a rotina é o principal motivo para que isso aconteça, de casa para o trabalho, do trabalho para casa, o excesso de estresse, casa, filhos, enfim.
Porém, vencer essa corrida se tornou mais fácil com a popularização de algumas atividades revigorantes e que eliminam o estresse como por exemplo o Pilates.
A boa notícia é que é possível cuidar do corpo e mente reservando apenas uma hora do dia, de duas a três vezes por semana. Essa é a frequência exigida para a prática do Pilates, atividade que promove o trabalho das capacidades físicas como: equilíbrio, força, resistência e coordenação, além de melhorar a postura e relaxar o corpo de forma global.
Os benefícios obtidos quando se prática Pilates não terminam por aí, além de deixar o corpo mais saudável e bonito, ajuda a combater o estresse, mobilizar a coluna.O movimento deve iniciar-se sempre do centro do corpo para a periferia, o que ativa os músculos estabilizadores e alivia tensões musculares desnecessárias.Qualquer pessoa pode fazer Pilates!
O método respeita o grau de condicionamento físico de cada um, por isso é possível realizar  exercícios que podem adequar-se desde o aluno iniciante, intermediário até o avançado. Os médicos indicam o Pilates até para crianças como forma lúdica de reeducação postural ou até mesmo como uma atividade que relaxa e melhora a concentração.
Relacionados aos benefícios contra o estresse estão:
· Aumento da autoconfiança;
· Ganho de consciência corporal;
· Melhora da postura;
· Alívio de tensões e dores;
· Aprimoramento da coordenação e do equilíbrio;
. Aumento da resistência física e mental.
Além disso o Pilates ainda oferece:
. Alongamento da musculatura que envolve a coluna vertebral, equilibrando-a;
. Aumento da coordenação motora;
. Estímulo do sistema circulatório e respiratório;
. Alívio das dores e  tensões  crônicas;
. Aumento da flexibilidade e a mobilidade;
. Melhora a concentração;
. Contribue na prevenção de futuras lesões;
Mantenha a prática dos exercícios sempre,  no mesmo horário para não influenciar na resposta da temperatura corporal ou gasto energético, assim, evitando tensões, ansiedade ou estresse externo em época de alterações pessoais e/ou profissionais.Além de tudo o pilates é uma excelente atividade para quem não gosta de academias lotadas, pois  Pilates oferece um trabalho individual e personalizado.O ideal é que se faça Pilates com um Fisoterapeuta ou Educador físico.
Fonte: REVISTA PILATES

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pilates e Futebol


O futebol é um dos esportes que mais exigem do corpo humano. Força, resistência, velocidade e agilidade. Futebol demanda todos esses atributos.
Para melhorar o desempenho, os jogadores precisam de um programa de treinamento que produza resultados em pouco tempo. Com seu foco no core, flexibilidade, estabilidade e equilíbrio, o Pilates é uma ótima ferramenta para o condicionamento físico. Pode melhorar o desempenho de um jogador e ajudar a prevenir os tipos de lesões que assustam os profissionais da bola.
 Benefícios do Pilates para um programa de condicionamento voltado ao futebol.
  • Desenvolve força central para melhorar a eficiência e resistência
  • Desenvolve músculos para a força, sem volume adicionado
  • Aumenta a flexibilidade e amplitude de movimento
  • Restaura a postura e o alinhamento do corpo
  • Melhora a estabilidade e equilíbrio
  • Corrige os desequilíbrios no organismo reduzindo o risco de lesão
  • Aumenta a resistência através de técnicas de respiração adequada
O que profissionais do futebol falam sobre Pilates.
Treinadores de futebol como Arsene Wenger, do Arsenal, há muito tempo pregou a importância crucial de alongamento, maleabilidade e flexibilidade – exatamente o que o Pilates faz melhor. Um número crescente de jogadores de ponta praticam Pilates como forma de melhorar a coordenação, mobilidade e flexibilidade, bem como para recuperação de lesões e principalmente como prevenção.
David Beckham foi apresentado ao Pilates, enquanto estava no AC Milan. Beckham conta que faz uma hora de Pilates por dia. Após a incorporação de Pilates em seu programa de condicionamento físico, sua gordura corporal caiu de 13,7 por cento para 8,5 por cento.

Celebridades que Praticam Pilates


Brad Pitt


Aos 48 anos de idade, Brad Pitt continua sendo considerado um dos homens mais bonitos de Hollywood. O astro, que em breve estará nas salas de cinema de todo o Brasil com o filme “O Homem que Mudou o Jogo”, é mais um adepto do Pilates. O ator é praticante do método há algum tempo, e conta com os benefícios dos exercícios para manter seu corpo em forma, além de já ter declarado que a atividade o ajudou muito no combate às dores lombares e dorsais, que sentia devido a má postura. Segundo Pitt, o Pilates foi a base da sua preparação física para o filme Tróia, no qual interpretou o guerreiro Aquiles.

David Beckham


Destaque no mundo das celebridades do esporte, o jogador de futebol David Beckham é outro adepto na lista de praticantes de Pilates. Ele aderiu ao método na época em que jogava na Itália, no AC Milan. “Faço pilates uma hora por dia. Hoje estou em minha melhor forma” disse ao ser questionado sobre sua elasticidade e forma física. Após a incorporação do Pilates em seu programa de condicionamento físico, sua gordura corporal caiu de 13,7 por cento para 8,5 por cento.
Mesmo tendo se transferido para a MLS (Liga Americana de Futebol), David manteve o seu treinamento de Pilates, junto com sua esposa, Victoria Beckham.

Lady Gaga
Considerada por muitos a sucessora de Madonna no cenário da música pop mundial, Lady Gaga é conhecida por suas excentricidades, principalmente no modo de se vestir. No entanto, para aguentar a sequência de shows, com apresentações que duram em torno de duas horas, Gaga não mede esforços em busca de um corpo tonificado. Assim como Madonna, ela também procura no Pilates uma forma de melhorar seu condicionamento físico e sua elasticidade. Segundo amigos próximos da cantora, ela costuma praticar Pilates momentos antes dos seus shows, como forma de preparação para resistir ao exaustivo espetáculo.

Michelle Obama


Aos 47 anos, esposa de um dos homens mais poderosos do mundo, a primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, é mais uma praticante do método Pilates. A mulher de Barack Obama dedica-se ao Pilates praticamente todos os dias, sempre ao final da tarde, aliando o método a exercícios aeróbicos, musculação e alongamento. Michelle sempre foi muito elogiada por sua forma física, que realmente impressiona em uma mulher com quase 50 anos. Em entrevista à revista Prevention, ela confessou que faz de tudo para poder comer batata frita e um bom hambúrguer.


Inicia hoje uma série de posts sobre celebridades que praticam Pilates. E para começar, nada mais do que Madonna, provavelmente a maior garota-propaganda do método. Com 53 anos de idade, a cantora ainda possui um corpo escultural, alcançado através de muita musculação, Yoga e Pilates.
Madonna foi uma das grandes responsáveis pela popularização do método, do qual ela pratica desde meados dos anos 90. A rainha do pop conta que o segredo de sua incrível flexibilidade nos palcos é fruto das aulas intensivas de Pilates. Em 2005, a cantora sofreu uma queda de um cavalo, e teve no método um grande aliado para sua reabilitação, conforme ela conta:
“Eu costumava ser aficionada por Yoga, mas eu tive que fazer muito Pilates para reabilitar a minha articulação do ombro e conseguir usar meu braço novamente”

Como o pilates pode beneficiar seu desempenho na cama


A combinação de exercícios que fortalecem a musculatura e dão flexibilidade ao corpo rende ótimos resultados na hora do sexo.


O pilates já virou queridinho entre as modalidades para quem quer manter a boa forma. É cada vez maior o número de adeptos que procuram a prática para conquistar vantagens para o corpo através de exercícios com movimentos suaves e que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo.
Os principais benefícios do pilates estão relacionados a correção da postura, alongamento, força, flexibilidade e equilíbrio. Equilíbrio mental e autoconhecimento também entram na lista de resultados que colaboram para deixar o corpo em dia.
Entretanto, o que pouca gente sabe, é que o pilates pode ir além e também pode proporcionar uma melhora no desempenho sexual.
É isso mesmo. A combinação de exercícios do pilates ajuda na qualidade sexual das mulheres porque também serve para tonificar a da região do assoalho pélvico.
Para saber onde fica essa região, ela começa no osso acima do clitóris e chega ao final da coluna vertebral, logo acima do ânus.
Quando a musculatura do assoalho pélvico é exercitada, melhora a contração da vagina. Isso aumenta o prazer do homem e da mulher na hora da penetração, além de ajudar a atingir orgasmos mais intensos.
Outra vantagem do pilates para turbinar o sexo está relacionada ao fortalecimento do corpo. Quem pratica a modalidade tem mais facilidade para virar pra cá e pra lá e pode experimentar várias posições sem “travar”.

Exercício para fazer em casa

Aprenda agora um exercício de pilates bem fácil, que pode ser feito em casa para melhorar a musculatura da região pélvica e rende ótimos resultados na cama.
  1. Deitada de barriga para cima, posicione os braços ao lado dos quadris e apoie as mãos no solo;
  2. Mantenha as pernas levemente flexionadas e afastadas;
  3. Faça o movimento de elevação do quadril;
  4. Repita o exercício por 10 vezes;
Para um melhor acompanhamento, procure um Estúdio de Pilates com profissionais capacitados.